Morte de Darya Dugina mostra importância feminina na máquina de propaganda russa


Quando um carro-bomba explodiu nos arredores de Moscou, matando Darya Dugina, de 29 anos, os olhos do Ocidente imediatamente se voltaram para seu pai, Alexander Dugin – o filósofo ultranacionalista considerado o “guia espiritual” por trás da invasão da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin.

Mas a própria Dugina desempenhou um papel público menor no avanço do poder russo – atacando o Ocidente em aparições na TV do país, enquanto operava uma plataforma on-line em inglês que levava uma visão de mundo pró-Kremlin aos leitores ocidentais.

Nos últimos anos, ela procurou construir influência publicamente, muitas vezes com um público internacional em mente.

E ela não estava sozinha. Dugina foi uma das várias mulheres russas influentes na linha de frente da guerra de desinformação da Rússia, representando a face pública de um esforço de propaganda mais amplo, tanto em casa quanto no exterior.

“Existe uma máquina enorme que funciona para esse esforço propagandístico, ela fazia parte dessa máquina”, disse Roman Osadchuk, pesquisador ucraniano associado no Laboratório de Pesquisa Forense Digital do Conselho Atlântico (DFRLab), que investiga textos de Dugina desde 2020.

“Ela provavelmente tinha potencial para se tornar um jogador importante”, afirmou Osadchuk à CNN.

Sua morte fornece uma janela para essa vasta operação, que existe em vários níveis. Dugina imitou o trabalho de porta-vozes de alto escalão do Kremlin, âncoras de TV, ativistas e inúmeros criadores de conteúdo que – como ela – distribuem conteúdo amigável ao Kremlin em blogs e sites voltados para o Ocidente, muitos dos quais têm origens obscuras.

Qualquer que seja seu alcance, “o que é semelhante para todos eles é a direção de seu esforço”, disse Osadchuk. “A ideia principal é semear divisão e desconfiança em relação aos governos do mundo ocidental… criar mais polarização, ou expor problemas e divisões nas sociedades ocidentais”.

Um site obscuro que critica o Ocidente

Durante grande parte de sua vida, Dugina “seguiu os passos de seu pai”, segundo Osadchuk.

Ela usou seus discursos públicos, aparições na mídia e um site para promover uma visão de mundo semelhante à de Dugin, que colocou uma “base pesada do poder das tradições” e vê a religião como “uma parte primária do próprio governo”.

“Eles se justapuseram contra o Ocidente, [eles argumentaram estar] lutando não pelos valores familiares, mas pela sodomia, pecado e representar o pior nas pessoas”, acrescentou. Central para suas crenças era um firme compromisso com os objetivos imperiais russos.

As próprias aparições de Dugina na televisão doméstica a colocaram firmemente no grupo de analistas e pensadores que defendiam os objetivos de guerra da Rússia todas as noites.

Em uma discussão televisionada antes de sua morte, ela disse que o Ocidente precisava ser “alimentado” pela guerra da Rússia na Ucrânia para “acordar” de sua visão de mundo sem educação, de acordo com um clipe publicada pela BBC Monitoring.

“Muitos a chamavam de ‘criança’, mas ela não era”, escreveu Kamil Galeev, pesquisador independente e ex-bolsista do Wilson Center, um think tank político apartidário em Washington, DC, em um longo post no Twitter em que descreveu Dugina como uma “propagandista” e comparou suas aparições a vários especialistas russos.

De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, Dugina se tornou em 2020 editora-chefe da United World International (UWI) – um site de relações exteriores em inglês e turco criado pelo esforço de propaganda corporativa “Projeto Lakhta”, que o departamento acusa de usar personas fictícias online para interferir nas eleições americanas.

O site imita o formato dos think tanks e blogs de notícias ocidentais, apresentando artigos de colaboradores convidados de todo o mundo e, além de ocasionais erros de tradução, tem poucos vestígios de sua origem russa.

“Na superfície, parece [ter] uma visão marginal do mundo, mas você não pode dizer imediatamente que isso é algo russo”, disse Osadchuk, cuja investigação em 2020 revelou que as contas de mídia social de Dugina eram responsáveis ​​por criar a presença da UWI no Facebook.

“Mas se você entrar nos próprios artigos, poderá lê-los e ver a posição russa por toda parte”, acrescentou.

“Se a Ucrânia for admitida na Otan, perecerá como Estado”, declarou uma manchete do site. Uma história publicada quatro dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia alegava sem fundamento que Putin estava agindo em defesa de seu país depois de receber informações de um ataque ucraniano iminente.

Outro afirma que “a adesão da Ucrânia à Otan levaria ao desaparecimento do estado chamado Federação Russa do mapa-múndi”.

Outros artigos de opinião estão focados em assuntos europeus, muitas vezes atacando líderes ocidentais ou enfatizando o crescimento de grupos de extrema-esquerda e extrema-direita no Ocidente.

O site trabalhou para dar uma plataforma para acadêmicos e pensadores marginais, ao mesmo tempo em que cutucava os leitores ocidentais céticos em relação às principais instituições políticas quanto à visão de mundo de Moscou, disse Osadchuk.

“A máquina de propaganda do Kremlin tem diferentes públicos-alvo. Eles têm seus próprios cidadãos… (mas) ao mesmo tempo precisam encontrar aliados no exterior”, acrescentou. “É aqui que entra Dugina”.

O Facebook afirmou que havia removido o UWI da plataforma em setembro de 2020, depois de receber informações do FBI sobre sua atividade em outras partes da internet.

“As pessoas por trás dessa atividade tentaram esconder sua identidade e coordenação”, disse um comunicado do Facebook, acrescentando que sua investigação descobriu ligações com pessoas anteriormente envolvidas com a Agência Russa de Pesquisa na Internet (IRA), uma notória fazenda de trolls russa conhecida por se intrometer nas eleições presidenciais de 2016.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Dugina também foi sancionada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, junto com seu pai, por seu envolvimento com a UWI.

O governo do Reino Unido concluiu que ela era uma “colaboradora frequente e de alto perfil de desinformação em relação à Ucrânia e à invasão russa em várias plataformas online” e, portanto, “forneceu apoio e promoveu políticas ou ações que desestabilizam a Ucrânia ou prejudicam ou ameaçam [sua] integridade territorial, soberania ou independência”.

Mas a UWI continua acessível pela internet, frequentemente publicando artigos de opinião amigáveis ​​aos russos sobre assuntos estrangeiros. Seu site não fez menção à morte de seu editor-chefe nos dias seguintes à explosão, apesar do evento dominar os canais de notícias globais e russos, nem nunca reconheceu Dugina ou sua posição no site.

O alcance da UWI é decididamente mediano. Ele tinha cerca de 5.000 seguidores cada no Facebook e Instagram antes de ser banido, enquanto uma versão em cache de sua conta no Twitter que também banida tinha cerca de 6.800 seguidores. Uma nova conta que publica artigos do site ainda está ativa e tem cerca de 4.200 seguidores.

“O problema é que sempre pode estar em expansão”, disse Osadchuk. “Mesmo que o site em si não seja tão influente, ele ainda fornece as ideias e a plataforma para que outros o citem como uma fonte confiável”.

Os jovens ativistas russos na Europa

Sites como o de Dugina não são incomuns, de acordo com Olga Lautman, pesquisadora sênior do Centro de Análise de Políticas Europeias (CEPA), com sede em Washington, que classificou sua produção como “extremamente importante” para os objetivos de poder brando da Rússia.

“É um método muito sistêmico… você verá todos esses sites enviando a mesma mensagem idêntica, os mesmos pontos de discussão”, disse ela.

“O leitor lê em seu idioma, sente-se à vontade para lê-lo, mas não tem certeza de onde a informação vem”, acrescentou Lautman. “O ponto principal em uma escala maior é mudar o equilíbrio de poder dos Estados Unidos para a Rússia e permitir a ascensão do autoritarismo e a subversão da democracia”.

O interesse de Dugina se estendeu além da Rússia e da Ucrânia. Seu site e palestras frequentemente se concentravam em eleições em toda a Europa e, em 2017, ela esteve particularmente envolvida na promoção da candidata presidencial francesa de extrema direita, Marine Le Pen.

Em uma aparição pública antes do primeiro turno de votação em 2017, Dugina disse a uma multidão em Moscou durante uma palestra que Le Pen era uma “líder para o povo”, enquanto criticava o eventual vencedor Emmanuel Macron, de acordo com um artigo do grupo nacionalista russo Roda.

As margens da política europeia eram um espaço que Dugina compartilhava com vários outros jovens ativistas e provocadores russos, incluindo Maria Katasonova – uma criadora de conteúdo que criou um movimento online “Mulheres por Marine” e cumprimentou Le Pen quando ela visitou Moscou para conhecer Putin em 2017.

E Lautman sugere que não é coincidência que as mulheres jovens frequentemente se encontrem na linha de frente da guerra global de informação.

“A Rússia sempre soube usar mulheres como agentes”, afirma ela. “As mulheres atraem um público maior… elas são mais convincentes, [no caso de Dugina e Katasonova são mais jovens, podem se relacionar com a população mais jovem”.

“Eu não consigo imaginar um grupo de 20, 30 anos de idade acompanhando cada palavra de Dugin, enquanto Dugina é mais enérgica e pode se envolver mais com essa faixa etária”.

A frente doméstica

Em casa, os frutos da campanha de comunicação da Rússia são injetados nas salas de estar por meio de aparelhos de TV todas as noites em uma escala que supera em muito a produção de ativistas mais jovens e em grande parte digitais como Dugina.

Integrantes da mídia estatal, como Vladimir Solovyov, um popular apresentador de talk show apontado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como talvez o propagandista “mais enérgico” do governo russo, figuram com destaque na guerra de informação do Kremlin.

Mas esse esforço também é frequentemente liderado por personalidades femininas proeminentes, observam os especialistas, muitas das quais correram para prestar homenagem a Dugina e pediram uma dura retaliação contra a Ucrânia por sua morte, apesar das repetidas negações de Kiev de que estava envolvido em seu assassinato.

Lautman aponta várias mulheres de alto perfil no topo do aparato de notícias e mídia da Rússia – começando com Margarita Simonyan, editora-chefe do canal de TV estatal RT, que foi proibido de transmitir em vários países ocidentais após a invasão de Moscou.

Após a morte de Dugina, Simonyan disse em seu canal Telegram que a Rússia deveria ter como alvo “Centros de Decisão!” na Ucrânia.

Um relatório de janeiro do Departamento de Estado dos Estados Unidos delineou “laços estreitos entre funcionários do governo russo e a RT” e concluiu que “nos programas de televisão da RT, a desinformação e a propaganda que fazem o Kremlin parecer bom (e seus adversários percebidos como ruins) é repetidamente declarada como fato”.

A própria Simonyan esteve na frente durante muitas das disputas do Kremlin com as potências ocidentais. Ela conduziu a entrevista com dois homens identificados pelo governo britânico como suspeitos do envenenamento de Sergei e Yulia Skripal em 2018, na qual os homens alegaram que estavam apenas visitando a cidade inglesa de Salisbury para admirar a catedral e sua torre alta.

Depois que o governo da Rússia alegou ter identificado o assassino de Dugina e disse que o responsável havia fugido para a Estônia, Simonyan pareceu fazer referência ao que os dois suspeitos de Salisbury lhe disseram – brincando no Twitter que a Rússia tem profissionais que “querem admirar as torres perto de Tallinn”.

Lautman descreveu o império da mídia que Simonyan supervisiona como “muito influente”, particularmente no apelo aos espectadores mais velhos nostálgicos da antiga União Soviética.

Simonyan disse à revista Time em 2015 que ela tem um telefone amarelo em sua mesa com uma linha direta para o Kremlin, que está instalado “para discutir coisas secretas”. “Não há objetividade”, afirmou ela ao jornal russo Kommersant em 2012. “Quando a Rússia está em guerra, é claro que estamos do lado da Rússia”.

O mundo fortemente partidário da TV estatal russa é talvez ocupado com mais força por Olga Skabeyeva, uma apresentadora de TV que regularmente pede escaladas dramáticas nos ataques russos à Ucrânia e instou Moscou a “desmilitarizar toda a Otan também”.

Ela disse também que o aumento da população LGBTQIA+ no Ocidente significará que “as pessoas vão acabar” no Ocidente à medida que “param de se reproduzir”, e disse que a Rússia “terá que desnazificar os ‘trans-fascistas’ também”, de acordo com clipes compilados pelo correspondente da BBC Monitoring, Francis Scarr. Durante a recente onda de calor na Europa, ela disse que “a natureza também está do lado da Rússia!”.

“O papel deles é especificamente impulsionar os pontos de discussão do Kremlin para os russos”, disse Lautman. “Seja o que for, é isso que eles vão repetir de manhã à noite”.

Muitas vezes, esses pontos de discussão serão ditos primeiro pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, que frequentemente emite declarações ferozes atacando países ocidentais ao lado do ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov.

“Eles querem ter certeza de cobrir todo mundo. Lavrov atrairá alguns homens de gerações mais velhas, mas eles têm alguém para cada multidão, e tê-la como secretária de imprensa é poderoso”, disse Lautman. “Aqui você tem essa mulher mais jovem que está atacando esses poderes ocidentais e não tem medo de desafiá-los”.

Embora Dugina e muitas outras mulheres na máquina de desinformação da Rússia operem em níveis dramaticamente diferentes e em esferas contrastantes, “elas definitivamente olham umas para as outras como exemplos do que e como elas poderiam realmente trabalhar nisso”, disse Osadchuk.

A morte de Dugina iluminou um aspecto dessa operação. “Eles estão fazendo essa tarefa de forma diferente”, afirmou ele. “(Mas) são partes diferentes do mesmo corpo”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morte de Darya Dugina mostra importância feminina na máquina de propaganda russa no site CNN Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.